2007-03-31

é este o tempo favorável - II


O TEMPO COMPLETO - A COMPREENSÃO DA BÍBLIA


No Novo Testamento, o Cairos tem um grande significado. O Cairos é o momento decisivo, no qual Deus oferece a felicidade às pessoas. Mas as pessoas não reconheceram o tempo da misericórdia. As primeiras palavras de Jesus, no Evangelho segundo S. Marcos, dizem o seguinte: «Completou-se o tempo (Cairos) e o Reino de Deus está próximo» (Mc.1,15). O tempo é sempre qualquer momento em que eu me encontro com Deus, em que Deus me queira mostrar a sua proximidade e oferecer a sua misericórdia e dedicação. O meu trabalho consiste em entrar neste momento e decidir-me pela proximidade terapêutica e amorosa de Deus, em vez de fugir de mim e de Deus para um tempo que apenas passa. O tempo completo é, segundo esta compreensão do tempo, convergente no tempo e na eternidade. É o tempo que é completo por Deus. Os místicos reflectiram sobre o preenchimento do tempo, principalmente o mestre Eckhart que, sobre este assunto escreve que o próprio Deus entrou no tempo e, por isso, o transformou. Através da Encarnação de Deus, adquiriu uma outra qualidade. O tempo deixou de ser apenas um bem raro, que as pessoas têm de aproveitar da melhor forma, para passar a ser um lugar em que as pessoas se reúnem com Deus. Quem vive o momento, no qual o tempo se preenche, fica preenchido por Deus, torna-se uma só pessoa com Deus, para quem o tempo permanece parado.

Na Segunda Carta aos Coríntios, Paulo cita o profeta Isaías: «No tempo favorável ouvi-te e, no dia da salvação, vim em teu auxílio» (2Cor.6,2; Is.49,8). E, de seguida, conclui: «É este o tempo favorável, é este o dia da salvação». Em grego diz-se: «É este o tempo tão aguardado (Kairos euprosdektos)». O «dektos» é aquilo que se pode aceitar, em que se encontra prazer, aquilo que é agradável. Para Paulo, o tempo agradável é aquele que está cunhado com p razer divino e com a presença de Deus.. É o tempo desejado, o tempo que impregna a minha`^ansia de felicidade e terapia, de salvação e redenção. Caracteriza-se por estar repleto de misericórdia, amor, terapia, totalidade, plenitude. Para Paulo, este tempo está marcado pela proximidade de Jesus. Jesus Cristo está ao nosso lado. Através dele, o tempo atinge a plenitude. (...) Daí que vivamos agora num tempo de misericórdia e de estima divina. Cabe-nos a nós acolher a estima de Deus e ser actuais, para podermos encontrar o Deus actual.


in Grün, Anselm, "Ao Ritmo do Tempo dos Monges", Col. Horizontes de Luz, Editora Paulinas

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