2007-02-10

às quintas na Consolata: os meus lava-pés e lava-mãos...

"(...) Os fariseus e alguns doutores da Lei vindos de Jerusalém reuniram-se à volta de Jesus, e viram que vários dos seus discípulos comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar. (...) Perguntaram-Lhe, pois, os fariseus e doutores da Lei: «porque é que os Teus discípulos não obedecem à tradição dos antigos e tomam alimento com as mãos impuras?»
Respondeu: «Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, quando escreveu: este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. (...) Descurais o mandamento de Deus, para vos prenderdes à tradição dos homens.» (...) Chamando de novo a multidão, dizia: «Ouvi-me todos e procurai entender. Nada há fora do homem que, entrando nele, o possa tornar impuro. Mas o que sai do homem, isso é que o torna impuro. (...) Porque é do interior do coração dos homens que saem os maus pensamentos, as prostituições, roubos, assassínios, adultérios, ambições, preversidades, má fé, devassidão, inveja, maledicência, orgulho, desvarios. Todas estas maldades saem de dentro e tornam os nossos corações impuros.»
in Mateus 7, 1-22"

Senhor,
que os lava-pés e os lava-mãos que me proponho praticar sejam precedidos da lavagem e purificação do meu coração;
que os lava-pés e lava-mãos que, simbolicamente, integram as minhas orações e celebrações sejam o reflexo verdadeiro dessa pureza do meu coração. Amén

2 comentários:

Pensador disse...

Recordamos os últimos momentos da nossa Querida e Santa Irmã Lúcia antes de "Nascer" para a Plenitude do Amor de Deus.

"Sim, naquele momento, o seu olhar que se apagava para esta vida, abria-se à Luz Eterna de Deus! Num dado momento, inesperadamente, aqueles olhos que tantas vezes contemplaram o Invisível, abriram-se! Olhou todas as Irmãs. Depois voltou- os para a direita e fixou os meus. Não consigo descrever a profundidade desse olhar! Foi impressionante. Coloquei o crucifixo nessa direcção e em seguida voltou a fechá-los. Foi a despedida." (Irmã Celina, Madre Superiora)

Para além de recordarmos o dia do seu nascimento para a Eternidade, convidamos-te a partilhar, em intimidade, no silêncio da alma a Santidade.

Joaquim Luís Monteiro Mendes Gomes disse...

Sempre tive admiração, desde menino, pela irmã Lúcia. E pelos outros dois pastorinhos. Por ela porque tinha a idade de meu pai. Depois da sua morte (renascimento...) passei a ter-lhe devoção. Por tudo que Ela foi e especialmente, porque às 17h e 18m de 13 de Fevereiro de 2005, , mais ou menos à hora em que Ela expirou, nascia-me um neto. `Quando soube da coincidência, fiquei feliz e jamais esqueço. Recomendei-o à minha Amiga Irmã Lúcia. Hoje fez dois anos. Muito bonitos. Peço-vos também que reforceis este meu pedido...recomendando-Lhe o meu David...
Obrigado