2007-02-06

que cultura cultivamos?

"Matar o ser humano (eu diria a vida que, não por acaso, até é humana!), no qual está presente a imagem de Deus, é pecado de particular gravidade. Só Deus é dono da Vida!"
(João Paulo II, Evangelium Vitae, n.º 55)
"A rejeição da vida do Homem (e eu voltaria a dizer: da vida humana), nas suas diversas formas, é realmente uma rejeição de Cristo"
(João Paulo II, Evangelium Vitae, n.º 104)
Ontem, na TSF, escutei uma entrevista feita a um médico, homem dito da ciência na área da ginecologia, a explicar que para a ciência mundial a vida humana começa no momento da fecundação. Explicou em que momento da vida do feto se começam a esboçar os diversos órgãos, mas "esclareceu" os não doutos (esta é minha!) que só a partir dos 6 - 7 meses é que aquela vida adquiria consciência. Portanto, disse, até aí "ainda não há pessoa humana.
Eu pergunto, aliás, na minha ignorância (que não considero douta) quais são as provas científicas que a ciência mundial tem da existência da consciência? Em que espécie de microscópio terá visto a ciência mundial o aparecimento da consciência? E o que é a consciência para a tal douta ciência mundial?
A partirmos destes parâmetros, então também não temos pessoa humana num doente mental profundo! E também não temos pessoa humana num doente em coma! E também não temos pessoa humana nos idosos, relativamente aos quais, a idade avançada lhes traz as nossas tão conhecidas doenças ... as demências originadas pela senilidade. Doenças que as faz terem comportamentos dos quais não as podemos responsabilizar. Também não temos pessoa humana nos que estão alcoolizados ou drogados em último grau (para colocar a hipótese mais extrema da alienação)! Para que é que a sociedade gasta tanto dinheiro com estas "coisas" que ora são pessoas humanas e logo deixam de ser? Para que é que os portugueses pagam tantos impostos, se o ter consciência (a tal da ciência mundial!) é que nos transmite a qualidade de humanos ou não? Daqui para o futuro, a acreditar em todas estas teorias (sim, na minha opinião, não passam de simples teorias, muito distantes da VERDADE-VERDADEIRA do que é ser um SER HUMANO).
Deixemo-nos de filosofias e passemos à verdade de fundo que está em causa neste referendo. Sem medos. Verdade que todos os portugueses, sejam eles pelo sim ou pelo não, conhecem muito bem. Não tenhamos medo de assumirmos a responsabilidade de sermos em verdade PESSOAS HUMANAS, desde o primeiríssimo instante da nossa vida. Isso traz consequências para a sociedade? Obriga-nos a sermos responsáveis uns pelos outros? Não mais poderemos fechar os olhos ao nosso irmão? Pois. É isso mesmo. Entremos nessa maravilhosa AVENTURA que se hama PESSOA HUMANA!

Sem comentários: