2008-03-08

"Eu sou"


Depois da pergunta dos judeus - que é também a nossa - "Tu quem és?", Jesus faz referimento, antes de mais nada Àquele que O enviou e em nome do Qual Ele fala para o mundo. Repete mais uma vez a fórmula da revelação, o "EU SOU", mas agora alarga-a à história futura - "Quando elevardes o Filho do Homem, então sabereis que «Eu sou» (Jo 8,28). Na cruz torna-se reconhecível que Ele é o Filho, que Ele é um com o Pai. A cruz é a verdadeira "altitude". é a altitude do amor até ao fim (Jo 13,1); na cruz, Jesus está à altitude de Deus, que é Amor. Nela é possível conhecê-Lo, pode-se compreender o «EU SOU».
A sarça ardente é a cruz, a suprema pretensão de revelação, o «EU SOU» e a cruz são inseparáveis. Aqui, encontramos não uma especulação metafísica, mas a realidade de Deus que se nos manifesta mesmo no meio da história. «Então sabereis que Eu sou»: mas este «então» quando se realiza? Realiza-se continuamente na história, a começar do dia do Pentecostes, quando os judeus "se emocionaram até ao fundo do coração" (Act 2, 37) com o discurso de Pedro e, segundo o relato dos Actos dos Apóstolos, três mil pediram para ser baptizados, unindo-se, assim, à comunidade dos Apóstolos (Act 2, 41). E há-de realizar-se plenamente no fim da história aquilo que diz o vidente do Apocalipse: «Todos os olhos O verão, até mesmo os que O trespassaram».


in Jesus de Nazaré - Papa Bento XVI


Neste Sábado, dia 8 de Março, Dia Mundial da Mulher e, porque não?, dia de reflexão sobre o AMOR MATERNAL DE DEUS, último dia da IV semana da Quaresma, veio-me às mãos este texto do livro do Papa Bento XVI, que está inserido no capítulo sobre "As Afirmações de Jesus acerca de Si Mesmo".

5 comentários:

osátiro disse...

Rezemos por Ferrer García, preso político católico cubano, em greve de fome por condições desumanas

osátiro disse...

Rezemos pelos católicos perseguidos no Paquistão.

Notícias de:
"Zenit O Mundo Visto de Roma":

Paquistão: cristãos vivem atemorizados e em constante ameaça [2008-09-01]



Papa a bispos do Paquistão: colocai Eucaristia no centro [2008-06-19]

Ser cristão no Paquistão «é muito difícil», diz arcebispo [2008-06-18]
Bispos paquistaneses se encontram em Roma para a visita «Ad limina»

Quarto trabalhadores da Cáritas Paquistão gravemente feridos em atentado [2008-03-11]
O cardeal Maradiaga, presidente da Cáritas, expressou sua «profunda tristeza»



Paquistão: «a comunidade cristã sente-se muito insegura e ameaçada» [2007-12-13]


Aumenta fundamentalismo islâmico no Paquistão [2007-11-15]
As minorias religiosas sofrerão ulteriores violências, denuncia Fides

Cristãos no Paquistão: vítimas de discriminação e perseguição religiosa [2007-08-21]

osátiro disse...

Posso fazer uma pergunta: porque parou o blog?
Cumprimentos

Fernanda disse...

"Olá meu amigo,

Acabei de visitar o seu blog. Que alegria ver quantos irmãos estão investindo na internet para a evangelização. Bendito seja Deus e parabéns pela iniciativa!

Quero me apresentar, sou Fernanda Cavanha Nobre. Faço parte da equipe de divulgação da rádio Beatitudes, vc já conhece (www.radiobeatitudes.com)?

A webradio Beatitudes é uma radio 24 hs de evangelização no ar, além de temos uma vasta grade de programação AO VIVO. gostaria de convidar você para conhecer, vale a pena :)
E olha que legal: vc pode incrementar seu blog colocando o player da rádio pra tocar nele... legal né? to passando pra vc o link para vc ver como faz, se for de seu interesse. http://www.radiobeatitudes.com/beatitudesnoblog.htm

É isso aí... Deus abençoe esta sua missão de evangelizar na internet, viu????
Obrigada pelos seus textos e artigos...
Fraternalmente,

Fernanda Cavanha Nobre
COM DEUS ATÉ O FIM MESMO SEM ENTENDER"

Erick Sávio disse...

paz e bem santo(a) irmão(ã), Sou aspirante franciscano integrante do blog união de blogs catolicos, na procura de blogs catolicos conseguimos le encontrar e neste momento tenho uma grande alegria de informar que você foi mais um dono de blog catolico convocado a cotribuir para o blog UNIÃO DE BLOGS CATÓLICOS que tem como iniciativa principal divulgar os blogs católicos existentes em nossa web.

pra contribuir para o site basta que você aceite colocar o link de nosso blog em seu blog, informamos que o seu blog já esta sendo divulgado por nós, no entanto a evangelização e divulgação de seu blog em nosso sitema já esta acontecendo e sendo feita, estamos disponibilizando e divulgando seu blog para toda a web,le informamos que a cada atualização seu blog irá estar sendo divulgado mais amplamente. AJUDE-NOS SANTA PESSOA POIS NOS AJUDANDO VOCÊ IRÁ ESTA DIVULGANDO OUTROS BLOGS CATÓLICOS QUE PRECISAM DE NOSSA AJUDA.

link do nosso site: www.uniaocatolica.blogspot.com/


informamos também que nós estamos trabalhando no projeto de modernização de blogs, então se você desejar modernizar seu blog e deixa-lo com uma aparéncia mais bela e leve, você pode nos solicitar e nós faremos isso para você, e você irá escolher o modelo novo de seu blog a cor e outras alterações que você deseje fazer.

Mas isso só depende de você! venha ser mais um irmão a contribuir com nosso projeto.